Você conhece a tosse dos canis?

2016-06-12

Você conhece a tosse dos canis?

Estamos entrando nos meses frios e com a queda da temperatura as doenças respiratórias começam a aparecer.

Autor(a): cluchetta

A “tosse dos canis” é o nome dado a uma inflamação severa na traquéia, causada por vários agentes patógenos, a saber bactérias como a Bordetella bronchisseptica, vírus como o anenovirus tipo 2, micoplasmas entre outros.

Esses agentes são transmitidos pelo ar, através de secreções emitidas quando cães doentes tossem perto de outros sadios. Vão se instalar nas paredes traqueais, causando uma inflamação intensa, aumento da secreção natural de muco, levando o paciente a ter muita tosse, chegando a ter náuseas, secreção nasal, perda de apetite, prostração, falta de ar. O quadro pode evoluir para pneumonia.

Trata-se de uma doença altamente contagiosa. Cães que convivem em ambientes com grande aglomeração de animais ficam mais susceptíveis, como em canis, hotéis, creches, etc. Mas todos podem pegar a doença.

A melhor forma de prevenção é através da vacinação. Cães que nunca foram vacinados devem tomar duas doses da vacina com intervalo de 21 dias cada, e depois uma vez ao ano.

Caso seu melhor amigo contraia a doença, o tratamento devera ser feito pelo medico veterinário, que vai prescrever antibióticos, anti inflamatórios e mucoliticos, afim de proporcionar conforto e bem estar ate que os sintomas cessem.

Lembre-se: a prevenção é sempre o melhor remédio.

• exemplo (1)
  • Nova Categoria (1)